Pawly Desenvolvimento de Sistemas

Sistema Controle de Loja Fiscal


          Este sistema Controla a Entrada e Saída de Mercadoria; Estoque; Financeiro, controla os PDV's fazendo transferências de dados, isto é, (Importando e Exportando dados) utilizando PDV Fiscal.

  • Módulo PDV
- Introdução

          O sistema PDV (Ponto de Venda) é composto por um computador padrão PC, um monitor, uma impressora fiscal, um teclado reduzido e uma impressora térmica. Este equipamento é devidamente instalado no local de venda, de forma a agilizar as operações de caixa e facilitar a conferência por parte do cliente.

          A função do PDV é a mesma das antigas máquinas registradoras, porém estes as realiza de forma rápida e segura, e em constante comunicação com o sistema de retaguarda, que controla o estoque e a parte financeira do estabelecimento.

- Recursos

  • O PDV é interligado com o sistema de retaguarda através de uma rede local on-line, a qualquer momento, pode-se fazer uma nova programação ou um pedido de relatórios ao PDV, não tendo a necessidade de usar a máquina do PDV para isso.
  • Impressão de Cheque
  • A impressora que acompanha o PDV, dispõe de preenchimento automático de cheques. Durante a operação de finalização, quando o pagamento for em cheque, será pedido o número do banco para que seja impresso no LAY-OUT correto.
  • É opcional a exigência de autenticação de todos os cheques recebidos pelo caixa. Dessa forma pode-se controlar a data, hora , número do caixa e operador que recebeu o cheque e ainda para cheques pré datados, tem se a data de depósito.
  • O PDV PAWLY dispõe do recurso de TEF (Transações eletrônicas financeiras), atendendo a legislação atual que obriga os estabelecimentos comerciais que realizam vendas com cartões de CRÉDITO/DÉBITO o façam através do TEF integrado com o PDV.
  • Além de atender a legislação atual, o sistema TEF proporciona uma maior agilidade e flexibilidade na forma de recebimento das vendas realizadas pelo estabelecimento, uma vez que os clientes cada vez mais estão utilizando cartões de crédito/débito em suas compras.

Observação técnicas sobre o TEF
O sistema de PDV PAWLY pode trabalhar com TEF sob duas formas distintas:

1 - DISCADO:
O TEF discado Possui a seguinte característica:Em cada estação existe um Software controlador que receberá a solicitação e irá comunicar-se com os softwares das empresas de cartão.Será necessário em cada micro que opera como "CAIXA" um modem e uma linha telefônica para realizar as transações de TEF.

2 - DEDICADO:
O TEF dedicado possui a seguinte característica: Em cada estação existe um Software cliente que se comunica com o servidor TEF onde o mesmo receberá as solicitações e realizará a transação correspondente em tempo real direto com as operadoras de cartão.É composto por um micro que será o servidor de TEF e o mesmo deve possuir um link direto através de uma rede privada com as empresas administradoras de cartões.Os caixas apenas precisam estar ligadas em rede local para se comunicar com o servidor TEF via TCP/IP.

  • Módulo Retaguarda dos PDV's e Financeiro
- Introdução
          Este sistema irá controlar os PDV’s fazendo transferências de dados, isto é, realizando os cadastros necessários ao funcionamento do PDV e gerando os relatórios referentes às vendas dos caixas.
  • Exportação dos dados para os PDV’s através de uma rede local instalada, podendo-se carregar todos os PDV’s simultaneamente ou somente os que venham a ser definidos.
  • Importação dos dados também através de uma rede local, onde são captados os dados referentes aos movimentos de venda desde o início do dia, a captação pode ser feita a qualquer momento do dia e inclusive pode se captar movimentos anteriores.
Módulos
 - Módulos PDV
  a) Tabelas Simples
  • PDV’s
    Onde são cadastrados todos os PDV’s do estabelecimento. Cada PDV pode ter características diferentes
  • Finalizadoras
    Cadastro das formas de pagamentos e suas características específicas. Essas finalizadoras devem obrigatoriamente seguir o cadastro das Impressoras Fiscais com as quais o sistema irá trabalhar.
  • Acumuladores
    Nessa tabela são cadastrados os acumuladores existentes na Impressora Fiscal. Geralmente temos os acumuladores padrões: Gorjeta; Acréscimo; Acres. Fin.; Serviço.
  • Tributos
    Cadastro dos tributos que serão utilizados nas vendas nos PDV’s. Essas faixas tributárias de ICMS devem obrigatoriamente seguir o cadastro das Impressoras Fiscais com as quais o sistema irá trabalhar Além das faixas de alíquota de ICMS temos mais quatro faixas fixas de tributação na Impressora Fiscal: ISENTO (Faixa Isenta de tributação); NTRIBUT (Faixa não tributada); SUBSTU (Faixa substituída); ISSQN (Faixa de imposto sobre serviço de qualquer natureza).
  • Bandeiras
    Cadastro os tipos de Bandeiras (ex.: Visa, Credcard, etc.).
  • Configuração de Bancos
    Cadastra os bancos e as configurações para o preenchimento dos cheques. Cada banco tem sua configuração personalizada.

  b) Transferências
        Realiza a comunicação com os PDV’s cadastrados, enviando e recebendo dados.

  • Exportar para os PDV’s
    O usuário poderá definir qual mensagem aparecerá na tela de descanso dos PDV’s no momento dos dados serem enviados.

    OBS 1: O usuário pode enviar 2 comandos para os PDV’s:

- Leitura X: Leitura de todas as vendas registradas nos PDV’s selecionados.

- Redução Z: Fechamento do dia para todos os PDV’s selecionados.

  • Importar dos PDV
    O usuário também poderá definir qual mensagem aparecerá na tela de descanso dos PDV’s no momento dos dados serem importados e a data do cupom (dia do movimento).

  c) Relatórios

  • Mapa resumo
    Emissão do Relatório Mapa Resumo dos ECF com validade fiscal, esse relatório reflete a posição do fechamento dos PDV’s do estabelecimento em um determinado dia.
  • Vendas por operador
    Fornece o número de vendas determinado por um intervalo de datas. O relatório de vendas por operador serve para monitorar o operador do caixa verificando a quantidade de cancelamento, se a quantidade de cancelamento for muito grande será necessário verificar com o operador o porque dos cancelamentos. Fornece o número de vendas determinado por um intervalo de datas. O relatório de vendas por operador serve para monitorar o operador do caixa verificando a quantidade de cancelamento, se a quantidade de cancelamento for muito grande será necessário verificar com o operador o porque dos cancelamentos.
  • Horas dos operadores por cupom
    O relatório mostra a venda de cada cupom, o tempo que o operador gastou para realizar uma determinada venda e o tempo que o caixa ficou parado entre uma venda e outra. O relatório mostra a venda de cada cupom, o tempo que o operador gastou para realizar uma determinada venda e o tempo que o caixa ficou parado entre uma venda e outra.
  • Sintetizado por filial
    É o relatório consolidado dos PDV’s. Neste podemos ver o faturamento consolidado a quantidade de cupons vendidos a média geral por cupom e média de itens por cupom.
  • Analítico por filial
    No relatório analítico podemos ver quanto o PDV vendeu. Caso o estabelecimento tenha mais de um PDV o sistema apresentará quanto cada PDV vendeu, apresentando também quanto foi recebido por cada finalizadora (moeda) e seus tributos. No relatório analítico podemos ver quanto o PDV vendeu. Caso o estabelecimento tenha mais de um PDV o sistema apresentará quanto cada PDV vendeu, apresentando também quanto foi recebido por cada finalizadora (moeda) e seus tributos.
  • Produtos
    Relatório que mostra todos os produtos vendidos no dia e qual o produto mais vendido e o menos vendido e seu percentual referente ao total de venda efetuada no dia. Relatório que mostra todos os produtos vendidos no dia e qual o produto mais vendido e o menos vendido e seu percentual referente ao total de venda efetuada no dia.

3- Módulos Estoque
   a) Tabelas Simples

  • Moeda para Pagamento
    Cadastro de moedas (dinheiro, cheque, cartão etc.).
  • Embalagem
    Cadastro de embalagens ex.: (caixa, plástico).
  • Unidade de medida
    Cadastro de medida ex:(PC/CX/CJ).
  • Tipo de Saída
    Cadastro de tipo de saída ex.: (Consignada/Troca/Perda).
  • Tipo de Entrada
    Cadastro de tipo de entrada ex.: (Consignada/Troca/Perda).
  • Tipo de Despesa
    Cadastro de tipo de despesas ex.: (Loja/Prolabore/Vale).
  • Endereçamento
    Neste cadastro estará já cadastrado todos os tipo de endereçamento (lograduoro, bairro cidade e UF).
  • Condições para pagto de fornecedor
    Neste cadastro serão lançados todos os tipos de forma de pagamento que geralmente são tratadas em uma negociação de compra de mercadoria ex.: (28/56DD/28DD).
  • Marcas
    Cadastro de Marcas de um determinado produto ex.: (Nestle /Paulista/ Parmalat).
  • Ramo de Atividade
    Cadastro das atividades dos funcionários.

  b) Cadastro

  • Clientes
    Informações cadastrais (nome, end., telefone, etc.) dos clientes do estabelecimento.
  • Operadores
    Informações cadastrais (nome, código de acesso e nível de acesso) dos funcionários do estabelecimento. O usuário definirá a senha secreta de cada funcionário e o eu nível de acesso. Quem poderá definir os níveis de acesso dos programas é o usuário supervisor do programa.
  • Fornecedor
    Informações cadastrais (nome, end., telefone, contato, etc.) dos fornecedores que vendem produtos ao estabelecimento. 
  • Transportadora
    Informações cadastrais (nome, end., telefone, contato, etc.) das transportadoras que prestam serviço tanto para os fornecedores como para o próprio estabelecimento.
  • Classificação dos Produtos
    Classifica todos os produtos que estão em estoque, definindo a Seção/ Sub.-Seção/ Família/ Sub-Família do produto. Esta tabela está relacionada a tabela de estoque.

   c) Produtos Diversos

  • Estoque
    Armazena informações de produtos de consumo interno, estes produtos não estão relacionados à venda de produtos.
  • Entrada de Mercadorias
    Armazena informações das entradas de produtos de consumo interno que não estão relacionados à venda de produto.
  • Saída de Mercadorias
    Armazena informações das saídas de produtos de consumo interno que não estão relacionados à venda de produtos.

   d) Estoque
     Armazena informações dos produtos vendidos ao consumidor (Valor do produto/ QT de entrada/ QT saída/ QT. atual/ etc.) em estoque.

   e) Produto x Fornecedor
      Relaciona todos os produtos e seus fornecedores correspondentes. Este cadastro é utilizado no processo de pedido de consulta de produto.

   f) Pedido de Consulta
     Tem função de gerar cotação de produtos para futuras compras.

   g) Retorno do Pedido de Consulta
    Após o retorno da consulta o usuário deverá alimentar este cadastro com os dados da consulta, possibilitando depois fazer uma analise da melhor cotação, analisando também o melhor prazo de entrega e os melhores preços.

   h) Pedido de Compra de Mercadoria
      Armazena todos os dados do pedido de compra ex.(Fornecedor/ quantidade de produto solicitado/ etc.).

  i) Entrada de Mercadorias
      Armazena todos os dados da entrada do pedido de compra de mercadoria ex.: (Fornecedor/ quantidade de produto solicitado/ etc.). Este cadastro está relacionado ao cadastro de Pedido de compra.

  j) Saída de Mercadorias
     Armazena todos os dados de saídas de mercadorias ex.: (Fornecedor/ quantidade de produto solicitado/ tipo de saída de mercadoria/ etc.). Este módulo somente será usado para saídas diversas ex.: troca/consignação/perda/etc.

  k) Relatórios

  • Estoque
    O sistema oferece três relatórios para controle do estoque. Eles são: Diferença entre compra e Venda; Posição do Estoque; Tabela de Preço de Venda.
  • Pedidos à Receber
    Relatório lista de clientes
  • Relatório de Fornecedor
  • Mala direta para clientes
    O usuário deverá escolher se querer gerar a mala direta por nome; por aniversariantes ou todos os clientes, possibilitando a escolha da "Forma para Gerar Etiqueta" ordenando por código ou por nome.
  • Etiqueta Código de Barras
    Gera etiquetas de código de barras para todos os produtos cadastrados.
  • Etiqueta de gôndola
    Gera etiquetas de gôndola todos os produtos cadastrados.

4- Módulo Financeiro
     Controla a parte financeira da empresa (controle das despesas e contas pagar e a receber)

  • Despesas a Pagar
    Armazena todas as despesas a pagar ex.: data do vencimento/data do pagamento/valor a pagar/juros/descontos.). O usuário poderá ver só as despesas que já foram pagas ou todas as despesas usando o botão Alternar Despesas.
  • Contas a pagar
    Armazena as contas a pagar (duplicatas/Faturas). Sendo alimentado automaticamente pelo processo de entrada de mercadoria. Podendo ser alimentado manualmente.
  • Contas a Receber
    Armazena as contas a receber (cartão/cheques /cheques pré). Sendo alimentado automaticamente pelo processo de venda de mercadoria no PDV. Podendo ser alimentado manualmente. O sistema visualiza todas as contas a receber possibilitando visualizar também apenas as contas de um determinado período ou as que tiverem a data à receber em branco.
  • Relatórios
      - Relatório de Despesas
            Visualiza todas as despesas; somente as que já foram quitadas e as despesas que não foram pagas.
       - Relatório de Contas à Pagar
           Visualiza todas as contas à pagar; somente as que já foram quitadas e as contas que não foram pagas naquele período.
      Relatório de Contas à Receber
           Visualiza todas as contas à receber; somente as que já foram quitadas e as contas que não foram pagas naquele período.
       - Relatório de Contas à Pagar x Receber
           Visualiza as contas a pagar e a receber do período especificado mostrando o saldo final.

5- Configuração

    a) Dados do estabelecimento
      Configura o sistema com os dados da empresa ex.: (Razão /CNPJ/Inscrição Estadual, etc.).
    b) Definir acesso
      O supervisor do sistema configura/ cadastra o nível de acesso ao sistema. Os únicos a entrarem neste módulo são os que possuem acesso total pois é onde se define onde cada funcionário terá acesso.
    c) Selecionar Impressora
       Seleciona para qual impressora os documentos a serem impressos serão direcionados.